Eventos

Voltar

Andrea Turini

Andrea Turini estudou no Conservatório “A. Boito” em Parma (Itália), onde concluiu o seu curso de interpretação em piano sob a tutoria da Professora Anna Maria Menicatti.
Frequentou posteriormente o curso de música de câmara na École Normale de Paris, onde  obteve o grau de mestrado com notas máximas com uma especial menção honrosa da parte do júri. Desenvolveu as suas qualificações sob orientação de músicos de renome internacional como Kostantin Bogino e Humberto Quagliata.

Venceu vários concursos de piano nacionais e internacionais, destacando-se os primeiros prémios na 7.ª edição do Concurso Internacional “Citta di Roma” e na 11.ª edição do Concurso Internacional “Ibla Grand Prize”, no qual também recebeu uma menção honrosa para melhor interpretação de Bach e Ravel. Formou uma carreira brilhante apresentando-se em concerto nas principais cidades italianas, bem como em Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Suíça, Sérvia, Montenegro, Holanda, Israel, Áustria e nos EUA.

Andrea tocou em salas de concerto prestigiadas como o Carnegie Hall em Nova Iorque, no Auditório RAI em Roma, no Teatro Donizzetti em Bérgamo, no Teatro Bibiena em Mântua, no Auditório Nacional de Madrid, no Teatro Municipal Rosalia de Castro em La Coruña e na Salle A. Cortot em Paris, entre outras

Tem sido convidado por organizadores de concertos de grande influência para colaborar em importantes festivais de música de câmara, tanto em Itália (Teatro Verdi em Trieste, Estate Fiesolana e Teatro Ghione em Roma) como no estrangeiro (Bruxelas, Salzburgo, Amsterdão, Girona, Cátaro, Berlem, Dresden, Tel Aviv, Little Rock, Tenerife, Las Palmas, etc.).

Para aleém do seu repertório a solo, toca em vários conjuntos e em dueto com a pianista Maria Grazia Petrali, integrando também orquestras. As suas colaborações mais significativas são com a “Orchestra Musici Aurei” (maestro L. Piovano), “Orchestra Camera Fiorentina” (maestro G. Lanzetti) “Orchestra Sinfonica di Sanremo” e “Orquestra de Cordas Asolana Malipiero” (maestro V. Favero).

Participou em produções televisivas para a estação italiana RAI Uno e para a Televisão Jugoslava, bem como em rádio para as três estações italianas RAI, a Rádio do Vaticano, a Rádio Nacional de Espanha e a Rádio da Jugoslávia. Gravou também CD’s com obras de Bach, Brahms, Rachmaninoff e Ravel.

Muito apreciado enquanto professor, Andrea é frequentemente convidado por toda a Itália para masterclasses e cursos de interpretação de piano.  Muitos dos seus alunos são vencedores de concursos nacionais e internacionais.
Andrea é Diretor do Departamento de Piano no Conservatório “Gioacchino Rossini” em Pésaro.

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X