Eventos

Voltar
Percussão

André Castro

Tem o primeiro contacto com a música através do seu pai, flautista, e pouco tempo depois ingressa na Escola de Música da SociedadeFilarmónica Operária Amorense, onde inicia os seus estudos com o Professor Valter Passarinho.

Com 16 anos entra para o Curso Profissional da Escola de Música do Conservatório Nacional na classe do Professor João Paulo Monteiro.

Em 2013 é selecionado para tocar com a OJ.com (Orquestra de Jovens de todos os Conservatórios Oficiais do país) em Braga com o maestro Cesário Costa.

Em 2014 frequenta o curso livre do Conservatório da Metropolitana, onde estuda com o Professor Marco Fernandes e após completar este curso, continua os seus estudos na Academia Nacional Superior de Orquestra com os Professores: Richard Buckley, Pedro Silva, Rui Sul Gomes e Fernando Llopis.

Também em 2014, integra a Orquestra Sinfónica Juvenil e no mesmo ano participa na Orquestra Nacional de Jovens em Portel.

Em 2016 toca como solista convidado com o Grupo de Percussão do Conservatório Nacional no Festival Internacional de Percussão “Tomarimbando”.

Através de audições, ganha a prova para a Orquestra de Jovens Deutsch-Französisches Forum Junger Kunst na Alemanha em 2017, onde toca em sítios emblemáticos como o Berliner Dom e a Stadkirche Bayruth.

Trabalhou com o Professor Wolfgang Gaag e fez uma tour por Berlim, Strasbourg, Wiesbaden, Lübeck e Bayruth com o maestro Nicolaus Richter.
Em 2017 é seleccionado para o Estágio Gulbenkian para Orquestra que aconteceu entre

18 e 31 de julho com a maestrina Joana Carneiro, tocando em Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra.
Ainda ligado com o Estágio Gulbenkian, em 2018 é selecionado para tocar com a Royal Concertgebouw Orchestra através do projeto “Side by Side”.

No mesmo ano, integra a Banda Sinfónica da PSP.

Em 2020 ganha a audição para a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo e trabalha com o professor David Jackson da London Symphony Orchestra.

Atualmente, tem aulas com o antigo timpaneiro da Concertgebouw, Marinus Komst e frequenta o Master II Livello no Conservatorio di Musica Lorenzo Perosi com os professores Nando Russo, Antonio Catone e Carmelo Gullotto.

É professor no Conservatório de Música de Cascais.

Participou em Masterclasses ou teve aulas com percussionistas e timpaneiros como: Pedro Carneiro, Bence Major, Jeffrey Davis, Peter Vulperhorst, Vassilena Serafimova,Nick Woud, Andrew Wiering, Michael Lauren, Raymond Curfs, Bart Quartier, Nancy Zeltsman,

Hans Zonderop, Anders Åstrand, Mark Duggan, JB Lèclere, Mark Braafhard, Peter Sadlo, Bogdan Bacanu, Ji Hye Jung entre outros.

Colaborou com a Royal Concertgebouw Orchestra, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica Metropolitana, Orquestra Académica da Metropolitana, Orquestra Sinfónica da ESML, Orquestra Clássica da Madeira, Filarmonia das Beiras, Lisbon Film Orchestra entre outras.

Também trabalhou com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e com o Brass Ensemble da Metropolitana.

Trabalhou com maestros como: Michael Zilm, Gustavo Gimeno, Emilio Pomarico, Pedro Neves, Jean-Marc Burfin, Thomas Hampson, Lorenzo Viotti, Ludwig Wicky, Ernest Martinez Izquierdo, Paul McCreesh, Krzsysztof Urbanski, José Eduardo Gomes, Diogo Costa , Benjamin Shwartz, Robert Ziegler, Jorge Matta, Anthony Gabriele, Giancarlo Guerrero, Nuno Coelho, Ludwig Wicki, Hannu Lintu, Susanna Mälkki, Christopher Bochmann, Lawrence Foster, Jean Sebastien Bereau, Rafael Agullo Albors, Nikolay Lalov, Sebastian Perlowski, Claudio Scimone,entre outros e com solistas como: Jan Lisiecki, Jane Birkin, Igudesman & Joo, David Lefèvre, Sergei Kachatryan entre outros.

Alto Patrocínio / High Patronage

X