Eventos

Voltar
Flauta Transversal

Ana Catarina Costa

Ana Catarina Costa nasceu em Angeja e desde cedo manifestou interesse por cantar e fazer música.
Em 1997 foi admitida no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro na classe da Prof. Ana Maria Ribeiro, o qual terminou em 2003 com a classificação de 20 valores. Prosseguiu os estudos na Musik-Akademie der Stadt Basel – Suíça, com Félix Renggli, e mais tarde na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, com Eduardo Lucena, Paulo Barros e Ana Raquel Lima. Em 2012 integrou a classe do Professor Nuno Ivo Cruz, no Mestrado em Performance da Escola Superior de Música de Lisboa.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Nuno Inácio, Vasco Gouveia, Félix Renggli, Patrick Gallois, Aurèle Nicolet, Michel Debost, Trevor Wye, William Bennett, Jacques Zoon, Michel Bellavance, Peter-Lukas Graf, Patricia Morris, Emily Beynon, Jean-Louis Beaumadier e Sophie Cherrier.
Frequentou o Curso de Formação de Animadores Musicais da Casa da Música, com Tim Steiner, Sam Mason, Peter Letanka e Paul Griffiths, tendo, no âmbito desse projecto, desenvolvido trabalho de intervenção na comunidade.
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2004 e 2008.
Ganhou o 1º Prémio no Concurso de Interpretação da Costa do Estoril (2002), o Prémio da Fundação Eng. António Pascoal (2003), o 1º Prémio – Solista, Nível Superior – no 8º Concurso “Prémio Jovens Músicos” da RDP (2004), o 1º Prémio do Concurso de Música de Terras de La-Salette (2006), o 1º Prémio de Música de Câmara no Concurso Prémio Jovens Músicos com o Trio Polyhymnia (2006), o 3º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (2007) e o 1º Prémio – Categoria Moyse – no 1º Concurso Nacional de Flauta Transversal do Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian (2008). Foi também distinguida com a Salva de Honra do Município de Albergaria-a-Velha (2004).
Com o Trio Polyhymnia (Jan Wierzba-piano e Michal Kiska – violoncelo), gravou para a RDP-Antena2, e apresentou-se no Festival de Música da Póvoa de Varzim e Festival do Estoril.
Integrou o Grupo Coral Voz Nua sob a direcção da Maestrina Aoife Hiney.
Apresentou-se a solo com a Orquestra de Câmara de Cascais, com a Orquestra Gulbenkian e com a Orquestra de Câmara de Almada.
Tem colaborado com diversas orquestras e projectos musicais, entre as quais a Orquestra Sinfónica do Porto-Casa da Música, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra do Norte, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Remix Ensemble, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Banda Sinfónica Portuguesa, International Mahler Orchestra, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Euro-Atlântica, tendo trabalhado, entre outros, com António Saiote, Pedro Carneiro, Paulo Martins, Francisco Ferreria, Vasco Azevedo, Pedro Neves, Osvaldo Ferreira, Joana Carneiro, Yoel Gamzou, Carlos Azevedo, Jan Cober, Julia Jones, Jonathan Stockhammer, Peter Rundel, Christoph König, Maria Schneider e Josep Pons. Em 2003 foi admitida da Escola de Verão da Orquestra de Jovens da União Europeia, tendo trabalhado com Vladimir Ashkenazy. Em 2014 e 2015 integrou a Orquestra XXI, dirigida por Dinis Sousa.
Recentemente apresentou-se no Festival Gergiev – Roterdão, sob a direcção de Valery Gergiev e trabalhou como Piccolo Solo na Orquestra Sinfónica de Gotemburgo sob a direcção dos maestros Matias Rouvali, Mei-Ann Chen e Kent Nagano.
É membro da Orquestra de Câmara de Almada desde a sua criação.
Em Maio de 2016 concluiu o mestrado em Performance no Real Conservatório de Haia – Holanda, nas classes do Professor Jeroen Bron – Flauta e da professora Dorine Schade – Piccolo, com a classificação de 9 de 10 valores.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X