Eventos

Voltar
Clarinete

Aldara Medeiros

Aldara Conceição Morais Medeiros nasceu em Lisboa no ano de 1994, iniciou os seus estudos musicais na Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, sua cidade natal.
Um ano mais tarde, entrou no Conservatório Nacional de Música de Lisboa,
iniciando os estudos na classe do professor Nuno Silva. Foi aluna desta instituição durante cinco anos, período em que teve oportunidade de trabalhar com alguns dos professores de clarinete mais prestigiados a nível nacional e internacional como Hakan Rosengreen, Javier Balaguer, Luís Gomes e Rui Martins. Paralelamente, participou em alguns concursos de interpretação, tal como o Prémio Jovens Intérpretes José Augusto Alegria, no qual foi laureada.
Posteriormente, em 2013 Aldara Medeiros entrou na Academia Nacional Superior de Orquestra, local onde realizou a sua licenciatura de instrumentista de orquestra na variante de clarinete, na classe do professor Nuno Silva. Nesta instituição teve a oportunidade de integrar a Orquestra Académica da Metropolitana, sob a batuta de Jean Marc Burfin. Como primeiro clarinete interpretou varias obras significativas do repertorio para orquestra como a Sinfonia nº 40 de Mozart, Sinfonia nº 5 de Beethoven, Sinfonia nº 4 de Schumman, Sinfonia nº 3 de Schubert, Capricho Espanhol de Rimsky Korsakov e Le boeuf sur le toit de Milhaud.
Nesta fase de estudos colaborou de forma esporádica com a Orquestra Metropolitana de Lisboa como segundo clarinete, sob a batuta de Michael Zilm em Folk Songs de Berio e de Emilio Pomarico na Sinfonia nº 8 de Bruckner.
Durante a licenciatura desenvolveu um intensivo trabalho em música de
câmara, nomeadamente com o Quinteto Rústico, grupo que surgiu a nível académico e posteriormente se assumiu como um quinteto de sopros independente, realizando vários concertos em inúmeros museus nacionais. Paralelamente, no decorrer da sua licenciatura, participou em várias masterclasses orientadas por professores de renome mundial como Radovan Cavallin, Piero Vicenti, Enrique Perez Piquer, Juan Ferrer e Pascal Moraguès.
Seguidamente, Aldara Medeiros realizou o Mestrado em Interpretação Musical e Investigação Preformativa na Facultad de Música y Artes Escénicas da Universidade Alfonso X El Sabio em Madrid com os professores Venancio Rius e Yehuda Gilad, o qual terminou com classificação máxima a clarinete.
Atualmente, Aldara Medeiros integra o grupo de música de câmara Salón Musical, o qual é constituído por três duos de clarinete e piano que recriam momentos significativos da história da música através de um concerto-conferencia e em simultâneo, colabora com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras/ Orquestra Sinfónica de Cascais na temporada 2016/2017 e por último é professora de clarinete na Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X