Eventos

Voltar
Clarinete

Aldara Medeiros

Natural de Loures, iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos na Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures. Posteriormente ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa na classe de clarinete do Professor Nuno Silva.

Licenciada pela Academia Nacional Superior de Orquestra sob orientação do professor Nuno Silva, realizou várias master classes com clarinetistas de renome tais como Pascal Moraguès, Hakan Rosengren, Radovan Cavallin, Pérez Piqué, Luis Gomes, Javier Balaguer, Rui Martins, Piero Vincenti, Juan Ferrer, entre outros. 

Durante a sua licenciatura teve a oportunidade de se apresentar inúmeras vezes com a Orquestra Académica da Metropolitana e posteriormente com a Orquestra Metropolitana de Lisboa sob a direcção de vários maestros como Jean Marc Burfin, Michael Zilm, Emilio Pomarico, Cesário Costa e Pedro Amaral. Desenvolveu também um intensivo trabalho em Música de Câmara, versão Quinteto de Sopros, o qual lhe possibilitou interpretar o repertório mais significativo da História da Música erudita para esta formação. 

Em 2016 realizou o Mestrado em Interpretação e Investigação Performativa na Facultad de Música y Artes Escénicas de la UAX em Madrid na classe do professor Venancio Rius e do professor convidado Yehuda Gilad. Nesta instituição teve possibilidade de realizar prática orquestral enquanto solista e de integrar um grupo de música de câmara chamado “Salón Musical” onde realizou vários concerto-conferências, com obras de Schumann e Brahms, na zona de Madrid e arredores.

Posteriormente, em 2017 tocou a solo com a Banda dos Bombeiros Voluntários de Loures na Homenagem á vida e obra do Maestro Marcos Romão dos Reis que contou com outros clarinetistas de renome, como Luís Gomes, António Menino e António Saiote. Em 2018 integrou a BW- Ensemble-Akademie-Freiburg em música Contemporânea com a Professora Shizuyo Oka. Apresentou-se também com o Quarteto de Cordas de Matosinhos interpretando o Quinteto de Mozart, em Fevereiro de 2020.

Actualmente é professora de Clarinete, Saxofone e Orquestra Juvenil na Banda dos Bombeiros de Loures, de clarinete e saxofone na Banda Musical e Artística da Charneca e na Academia DoArtes e professora de clarinete no Conservatório de Música de Cascais. Enquanto clarinetista colaborou esporadicamente com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e com o Ensemble MPMP. Desde 2016 desenvolve um trabalho frequente com a Banda Sinfónica de Alcobaça e com a Orquestra de Câmara e Sinfónica de Cascais e Oeiras.

Alto Patrocínio / High Patronage

X