Eventos

Voltar
Viktoria
Violoncelo

Viktoria Chichkova

Nascida em 1971, em Sófia, começou a estudar violoncelo aos sete anos na Escola Profissional de Música de Sófia, sob a direcção da Prof. Todor Baharov.

Em 1982, ganhou o 2º prémio no Concurso Nacional “Svetoslav Obretenov”, para crianças até aos 12 anos. Em 1986, ganhou o 1º prémio Concurso Nacional para Música de Câmara. Fez a sua estreia como solista em 1988, com diversas orquestras (Sófia, Shumen, etc.). Em 1989, ganhou o 1º prémio no Concurso “Jovens Talentos” em Kjustendil.

Também em 1989, gravou para a Rádio Nacional o Concerto para Dois Violoncelos e Orquestra, de A. Vivaldi e outras obras para Música de Câmara. Fez também gravações para a Televisão Nacional da Bulgária. Frequentou cursos internacionais para violoncelo em Itália e nos Estados Unidos da América, onde ficou durante dois meses.

Prosseguiu os estudos de especialização em violoncelo na Academia Superior de Música de Sófia, entre 1990 e 1995. Após concluir estes estudos, veio residir com a família em Portugal. Desde 1996, que toca com a Orquestra de Câmara Cascais e Oeiras. Em 1998, começou a leccionar na Escola Profissional de Música de Évora, como professora de violoncelo e música de câmara.

Actualmente, é membro efectivo da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, sob a direcção do Maestro Nikolay Lalov, e é professora de violoncelo no Conservatório de Música de Cascais.

 

Foto: Crédito David Rodrigues

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X