Eventos

Voltar
Violoncelo

Tiago Ribeiro

Nasceu em Lisboa em 1977. Aos seis anos, iniciou os seus estudos musicais com seu pai, ingressando mais tarde na classe do Prof. Celso de Carvalho na Academia de Música de Santa Cecília, com quem concluiu o 5º grau. Estudou, ainda, com o Prof. Levon Mouradian. Prosseguiu os seus estudos com o Prof. Luís Sá Pessoa, concluindo o Curso Complementar de Violoncelo. Aqui participou em diversas audições, tanto a solo como em música de conjunto, nomeadamente o “Concerto em Si bemol Maior para Violino, Violoncelo e Orquestra” de A. Vivaldi, realizado no Maio Cultural (Lisboa Capital Europeia da Cultura) em 1994.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian de 1993 a 1997.

Fez parte da gravação do CD de Constança Capdeville lançado em 1997. Nesse mesmo ano, entrou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou na classe da Prof.a Clélia Vital, com quem concluiu a sua Licenciatura. Participou em várias audições a solo, nomeadamente nos Festivais de Música de São Roque. Em Música de Câmara, foi aluno nas classes das professoras Clélia Vital e Irene Lima.

Frequentou também master classes de Violoncelo com a Prof.a Clélia Vital e Josephine Knight e de Orquestra com Bertrand Broudier, na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2001, participou na master-classe do Prof. Márcio Carneiro no Festival Internacional de Música Costa do Estoril. Integrou o estágio da Orquestra Sinfónica Juvenil 99, no Funchal, orquestra da qual foi membro de 1998 a 2000, tendo participado na gravação do CD com obras do compositor e maestro da orquestra, Christopher Bochmann.

Tem colaborado com várias orquestras, entre as quais a Orquestra do Baixo Alentejo, a Orquestra de Câmara de Braga, a Orquestra Clássica do Algarve, a Orquestra Juvenil Cidade de Évora e a Orquestra Metropolitana de Lisboa . Recentemente, colaborou com a Orquestra Gulbenkian e com a Orquestra Sinfonieta de Lisboa como músico convidado.

Em 2000, concorreu para a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), onde foi músico estagiário durante dois anos. Através da mesma, teve a oportunidade de realizar vários concertos, tanto em Portugal, como no estrangeiro (Bruxelas). Na Temporada 2005 da OCCO interpretou, enquanto solista, o “Concerto para Dois Violoncelos e Orquestra” de A. Vivaldi e ainda, o “Concerto para Violino, Violoncelo e Orquestra”, do mesmo compositor.

Actualmente, é músico fixo da OCCO.

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X