Eventos

Voltar

Sofia Vasheruk

Sofia Vasheruk nasceu a 14 de Maio de 1988 em Moscovo e começou a tocar piano aos 4 anos. Ao fim de seis meses foi aceite nas aulas de A. Traub no Gnesin’s Music College de Moscovo. Com 6 anos já se apresentava como solista ao piano em vários concertos na Alemanha e era pianista acompanhadora de um coro.

Em 2000, Sofia ganhou o Special Prize no concurso N. Rubinstein Piano Competition em Moscovo. Em 2003 terminou os seus estudos no Gnesin’s Music College, prosseguindo para o Chopin Music College em Moscovo com K. Knorre. Durante esse período, Sofia participou no International Piano Competition for Young Musicians em Enschede (Holanda) e venceu o 3.º Prémio. No ano seguinte, foi convidada para apresentar vários recitais em Enschede. Foi ainda laureada na National Competition/Festival of the Romantic Music for Young Musicians em Moscovo (Março 2007).

Concluindo os seus estudos com distinção “Cum Laude” em 2007, foi convidada a prosseguir os seus estudos na Holanda com Michail Markov, no ArtEZ Conservatory (Enschede). Em Maio de 2008 venceu o 3.º Prémio e o “Prémio Especial de Finalista Mais Jovem” no Sigismund Thalberg International Piano Competition (Nápoles, Itália). Em 2008 começou a tocar em duo com o barítono Daniel Herman Mostert e em 2009 venceram o Prémio Especial “Vrienden van het Lied” (“Amigos da Lied“) no I Concurso Internacional de Lied Duo na Holanda.

O seu interesse desde a infância pelas sonoridades do tango fez com que começasse a explorar este repertório e em 2008 integrou o Siestango Quartet, onde acabou por promover e desenvolver diversos ramos deste estilo de música. Em 2009 tocou em Amesterdão no concerto dos vencedores do National Dutch Festival “Grachtenfestival”. Nesse mesmo ano venceu o 1.º Prémio na Rhodes International Music Festival Competition.

Em Maio de 2010 foi seleccionada na Queen Elisabeth Competition em Bruxelas, tendo chegado à semi-final. Ainda nesse mês, venceu o 2.º Prémio e o “Press Prize” na National Dutch Competition “Koffie bij de Piano” em Den Bosch.
Posteriormente, levou o 1.º Prémio na 4th André Dumortier International Piano Competition (Bélgica) e o “Prémio Especial” pela obra contemporânea “Espaces oniriques II” de Jean-Pierre Deleuze, escrita especialmente para esta competição.

Em 2012, Sofia concluiu o bacharelato na Holanda com nota máxima (10/10) e em 2013 foi uma das finalistas da International Ferruccio Busoni Piano Competition em Bolzano, Itália.
Em Novembro desse ano venceu o 3.º Prémio no maior concurso de pianistas da Holanda, da Young Pianists Foundation em Amesterdão, interpretando o Concerto para Piano n.º 1 de Tchaikovsky na grande sala de espetáculos Muziekgebouw aan ‘t IJ com a Noord Nederlands Orkest e com o maestro Stefan Asbury.

Desde 2013 que Sofia é ativamente apoiada e promovida pela International Knee and Hip Center Malta Ltd.

Concluiu a sua formação no Artez Conservatory de Enschede em Agosto de 2014, tendo recebido o seu diploma de Grau de Mestrado com a distinção “Cum Laude”.

Atualmente apresenta-se com regularidade em concertos como solista ou como parte de vários grupos de câmara, como o duo com o barítono Daniel Herman Mostert enquanto membros da VVHL Foundation, o “Extra Piano Duo” com o pianista Andrey Nesterenko, o duo com o tenor Yaroslav Abaimov, membro do Siestango Quartet, e muitos outros.

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X