Eventos

Voltar

Presidente convida OCCO

No passado dia 7 de Novembro a OCCO esteve no Museu Nacional dos Coches, participando na comemoração dos 300 Anos da Embaixada de D. João V ao Papa Clemente XI (1716-2016). No Museu encontram-se os três coches que testemunharam esse evento e que são uma referência a um dos reinados “mais significativos para a diplomacia portuguesa” (1). Assim, a 7 de Novembro de 1716, o Papa Clemente XI determinou a categoria de “Igreja e Basílica Patriarcal” da Capela Real, como retribuição pelo apoio dado exclusivamente pelo rei D. João V na contenção do avanço turco pelo Mediterrâneo (que punha em causa a “sobrevivência da república de Veneza” e a consequente soberania do Papa). A influência do reino lusitano nos territórios colonizados era então um canal de influência da Igreja Católica Romana (reforçada pela nova categoria de Patriarcado de Lisboa), com sede na Capela Real de Lisboa e, pouco tempo depois, ainda no reinado de D. João V, na Sé de Lisboa.

A OCCO preparou para esta ocasião repertório do século XVIII dos compositores portugueses João de Sousa Carvalho e Marcos de Portugal, bem como duas obras de Wolfgang Amadeus Mozart, interpretadas pela virtuosa voz da soprano Sandra Medeiros.

Sandra Medeiros, que tem na história da OCCO uma significativa presença nos concertos, assim como os membros da Associação da OCCO, completam o grupo de amigos de longa data com o Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, de quem veio o generoso convite para a participação nesta comemoração simbólica.

Ao público presente — para além dos já mencionados: corpo diplomático, editores, livreiros e escritores “que estiveram presentes na ‘Festa do Livro em Belém’ que decorreu nos Jardins do Palácio de Belém entre 1 e 4 de setembro deste ano” — foi dada a honra de visitar a exposição do Museu a seguir ao concerto, contactando com as obras de arte e com os testemunhos históricos sob forma de meios de transporte de outros tempos e desde há muitas gerações. Uma herança, de outros tempos sim mas que, pelo legado do museu, continuará a ver passar por si crianças e adultos fascinados com histórias sobre rodas.

 

Fontes:
(1) Silva Bessone in Catálogo 300 Anos da Embaixada de D. João V ao Papa Clemente XI (1716-2016), Direção Geral do Património Cultural – Museu Nacional dos Coches. Lisboa 2016

“Patriarcado de Lisboa comemora 300 anos”, http://www.patriarcado-lisboa.pt/ a 9 de novembro de 2016. Patriarcado de Lisboa, 2016.

“Presidente da República ofereceu receção no Museu Nacional dos Coches”, http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=117290 a 9 de novembro de 2016.  Presidência da República Portuguesa, 2016.

Créditos da imagem:
“Presidente da República ofereceu receção no Museu Nacional dos Coches”, http://www.presidencia.pt/?action=12&id1=117290&id2=&id3=117297 a 9 de novembro de 2016. Presidência da República Portuguesa, 2016.

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X