Director Artístico

Eventos

Nikolai Lalov

NIKOLAY LALOV

Com uma extensa actividade artística como maestro, Nikolay Lalov destaca-se pela sua larga experiência em todas as áreas onde actualmente actua.

Nascido em Sófia, na Bulgária, terminou a Escola de Música Nacional “L. Pipkov” com medalha de ouro. Diplomou-se na Academia Nacional da Bulgária com a Prof.ª Stoika Milanova, aluna do mítico David Oeistrach e estudou direcção de orquestra com a mestrina Lilia Giuleva.

N. Lalov é um verdadeiro “embaixador da música e da cultura”. Um lugar de destaque na sua actividade ocupa o intercâmbio entre várias culturas europeias. Como violinista, N. Lalov tem gravado para a Rádio Nacional Búlgara e a Rádio Difusão Portuguesa. Tocou em vários países europeus. Dirigiu orquestras como a Orquestra Académica Nacional Búlgara, a Nova Filarmonia Portuguesa, a London Chamber, a New Mexico Symphony Orchestra, a Ensemble for Contemporary Music (Alemanha), a Orquestra de Câmara de Florença (Itália), a Orquestra Nacional de Salonica (Grécia), a Orquestra Regional de Bari (Itália), a Orquestra de Nápoles (Itália), a Orquestra Sinfónica de Roma (Itália), entre outras.

Lalov é autor, junto com a sua esposa, da primeira ópera infantil composta em Portugal, “Um Sonho Mágico”, e atento promotor de todos os jovens artistas no início da sua carreira artística.

Recebeu o apreço de várias entidades nacionais dos dois países, tendo sido agraciado com a Medalha de Mérito Cultural (Oeiras 2003) e com o Diploma do Ministério de Negócios Estrangeiros da Bulgária (2003). Desde 2004, é Académico correspondente da Academia de Música de Valência. Em 2009, foi lhe atribuído o título “Profissional do Ano”, pelo Rotary Clube de Cascais.

 

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X